segunda-feira, 28 de maio de 2012

O Ouro maldito de Delfos II


De manhã, aproveitando a densa neblina, ele escala a montanha. Quando os gregos percebem o inimigo, é muito tarde. Os gauleses os surpreendem e fazem uma carnificina. O caminho para Delfos está enfim liberado !

Contrariamente às previsões de Brennus, a cidade resite bem aos repetidos ataques de suas tropas. A luta, indecisa, se prolonga com dificuldade.  E quando finalmente, os gauleses iam penetrar no templo sagrado, começa um terrível tumulto. A terra treme, fendas se abrem engolindo os homens; relâmpagos caem em todos os lados. Uma tempestade de neve cega os combatentes assustados enquanto que uma chuva de pedras caem em grande número: ninguém viola impunemente o santuário de Apolo !

Nessa desordem de fim de mundo, os gauleses tem a impressão de que verdadeiramente o céu cai em suas cabeças ! Eles abandonam o lugar para fugirem o mais rápido que podem da ira dos deuses. Na noite seguinte, enquanto os gauleses não estão ainda refeitos de suas emoções, um novo pânico, incompreensível, toma os soldados sobreviventes, um terror incontrolável que provoca tamanha confusão que os gauleses se massacram entre eles. No raiar do dia, milhares de cadáveres jazem no solo. Brennus, ele mesmo possui três feridas.

Fiel à tradição de seus antepassados, o chefe vencido se suicidará ao chegar no campo de Herácles. Seu amigo Kichorios deve então dirigir a retirada dos gauleses, sobre a perseguição continua dos gregos. Alguns dizem que nenhum homem voltará vivo dessa desastrosa expedição. Outros afirmam que os sobreviventes irão para a Ásia onde eles se instalarão numa região que empresta seu nome, a Galácia*. Segundo uma terceira versão, uma parte dos gauleses, os Tectósages* conseguirão levar para casa, em Tolosa*, o tesouro de Delfos : quinze mil moedas de ouro.

Mais tarde, seguindo a lenda, o general romano Servilius Caepion, depois de destruir Tolosa, se apropria desse tesouro sagrado, que é transportado para a capital do império. Durante esse trajeto, ele se fará atacar por seus cúmplices em sua própria carruagem que carregava esse inestimável tesouro.  Esta ação sacrílega não trará sorte a seus autores. Todos aqueles que tinham participado dessa jornada morreram lamentavelmente. E ninguém soube o que aconteceu com o « ouro maldito » de Delfos !

*Étolie é uma região grega que atualmente está unida à acarnanie com o nome de Étolie-acarnanie.
** Galácia era uma província romana que ocupava a parte central do que agora é conhecido como a Ásia Menor. Seus habitantes são conhecidos como gálatas e o adjetivo relacionado à Galácia é galático
*** Os tectósages são um dos três povos celtas que juntamente com os Tolistoboges e os Trocmes formaram em anatolie [atual Turquia] a comunidade dos galates.
**** Tolosa é o nome ocitano para a atual cidade de Toulouse, sudeste da França.
***** Nos dados históricos, em 279 av JC, começou-se uma grande expedição comandada por Brennos e Akichorios. Uma parte do exército comandado por Brennos desce até Thermopyles e chega à Delfos com um exercito de 65 mil homens. A outra parte, comandada por Léonorios e Lutorios atravessa Thrace. Esse exercito conquista Hellespont e chega em Anatolie convidados pelo rei Nicomedes I de Bithynie, a fim de combater Antiochos I, rei dos Selêucidas. Vencidos por este ultimo, os celtas se instalam nas altas montanhas anatolianas, tornando-se então a tribo da Galácia.


Les Légendes du Monde - traduzido do original em francês por Elantia Leto

0 comentários:

Postar um comentário